Parar de fumar – Você pode ajudar quem ama a parar

Parar de Fumar – É difícil ver alguém que amamos ir acabando aos poucos com a sua saúde, estando tão dependente ao ponto de não conseguir parar de fumar, mesmo sabendo que faz mal.

Muitas famílias sofrem com a dependência química de drogas licitas e ilícitas, vamos analisar por exemplo do vicio a nicotina, até mesmo quando inalada ela vai direto ao nosso cérebro causando dependência dessa e de outras substâncias. Fazendo mal para o próprio fumante, bem como para as pessoas que estão por perto.

As pessoas com essa dependência precisam de apoio e de motivação e nunca de julgamentos e cobranças. Entendemos que as vezes é difícil manter o foco, saber o que fazer, bem como o que falar.

O esforço precisa ser de ambas as partes, o dependente precisa de parceria, pois com julgamentos já estão acostumados. Mostre que ela não está sozinho, que entende sua situação e os motivos que não o deixam parar de fumar, que está junto e acredita.

Parar de fumar – Seu papel nesse processo

Algumas frases não devem ser ditas pois são desmotivadoras, alguns dizem que a pessoa não tem jeito mesmo, que ela nunca vai parar, que sabia que ele ia recair, que a pessoa precisa ficar com um câncer para parar de fumar, diz que não acredita mais nele, assim como diversas outras.

E as atitudes também podem atrapalhar o processo. Alguns comportamentos boicotam o propósito, bem como o familiar comprar cigarros para a pessoa que quer parar de fumar.

Ajude a evitar situações em que o cigarro será lembrado. Locais que tenham muita gente fumando, bem como não incentivar hábitos que eram ligados ao tabagismo são importantes. “Seria um boicote, por exemplo, insistir em ir a um barzinho, pois em geral tem muitas pessoas fumando, e ainda por cima, provavelmente o tabagista irá beber o que dá vontade de fumar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *