Como parar de fumar: estratégias para largar o cigarro

Descubra neste artigo como parar de fumar de fato.

Controlar o estresse

Primeiramente, o estresse e ansiedade podem aumentar o desejo de fumar e desviar-se dos seus esforços para parar de fumar. De fato, considere as seguintes estratégias para gerenciar o estresse:

⦁Priorize suas tarefas.

⦁Descanse quando precisar.

⦁Pratique exercícios de relaxamento, respiração profunda ou meditação.

⦁Ouça sua música favorita.

⦁Exercite-se regularmente.

⦁Procure uma atividade criativa, como arte, música, artesanato ou dança.

Celebre suas conquistas

Em segundo lugar, você passou o dia sem cigarro? Dê a si mesmo um sabor especial. Você passou a semana sem? Calcule quanto você economizou ao não comprar cigarros. Use o dinheiro que você economizou para dar um gostinho especial ou investir no futuro.

Recompense seu esforço fazendo algo que você gosta todos os dias, como passar mais tempo com seus filhos ou netos, assistir a um jogo do esporte que você gosta, dar um passeio, dar um mergulho ou assistir a um filme. Todas as suas pequenas conquistas podem ajudá-lo a atingir seu objetivo de parar de fumar para sempre.

Evite gatilhos

Provavelmente, a necessidade de usar tabaco é, de fato, mais forte nas situações em que você fumava ou mascava tabaco com mais frequência, como em festas ou bares, ou quando se sentia estressado ou tomava café. Identifique os gatilhos e planeje evitá-los completamente ou superá-los sem usar tabaco.

Não se condene à recaída. Se você costumava fumar enquanto falava ao telefone, por exemplo, tenha uma caneta e papel por perto para cuidar de rabiscar em vez de acender o cigarro.

1. Espere

Se você sentir que está de fato prestes a se render ao desejo de consumir tabaco, pode repetir para si mesmo que deve primeiro esperar mais 10 minutos e depois fazer alguma coisa para se distrair durante esse período. Tente ir para uma área pública livre de fumo. Esses truques simples podem ser suficientes para evitar o desejo de consumir tabaco e te ajudar a parar de fumar.

2. Mastigue

Por fim, mantenha sua boca ocupada para combater o desejo de fumar. Mastigue chiclete sem açúcar, chupe balas duras ou coma cenouras cruas, aipo, nozes ou sementes de girassol – algo crocante e gratificante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *