Como parar de beber – dicas para mudar o modo de beber
Como parar de beber – No entanto, quando falamos em vício, a primeira coisa que vem à cabeça é o álcool e as drogas. Porém, o que muita gente esquece é que o vício não se limita somente a isso, mas a uma série de fatores que fazem desse problema algo muito mais profundo do que pensamos, como também, trazemos como poderá lidar com a situação e parar de beber.
O que é vicio?
Vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma doença física e psicoemocional. O limite entre um hábito e o vício está nas consequências que eles causam na vida da pessoa. O vício afasta o indivíduo de sua essência e faz com que foque mais na obtenção do prazer, através da dependência do que na vida que antes levava, nem que isso signifique se afastar de amigos e familiares mentir ou se prejudicar no trabalho e mudar completamente o curso de suas ações, objetivos e sonhos, dessa forma, podendo perder totalmente o controle de sua vida e obstruir a verdadeiro pensamento da necessidade de parar de beber.
Antes da dependência ocorre a tolerância, que é o fato de uma pessoa precisar de doses cada vez maiores para produzir os mesmos efeitos que antes conseguia com doses menores. O álcool também pode ser consumido “socialmente” sem que a pessoa se torne alcoólatra. Na verdade, dentro do consumo “social” de álcool deve-se considerar como aspectos separados e clinicamente específicos:
Parar de beber – Quais as causas do alcoolismo?
Embora, as bebidas alcoólicas são cada vez mais consumidas e até exaltadas e as pessoas são introduzidas nelas cada vez mais cedo. Dessa forma, o habito de consumo se torna mais frequente em qualquer ocasião, assim, estimulando cada vez mais a necessidade dos prazeres desenvolvidos quando consumidas, sendo despercebidas os primeiros sintomas de sua dependência.
Sintomas
O alcoólatra muitas vezes não tem consciência de que é mesmo dependente da bebida. Dentre alguns sinais estão a falta de controle sobre o uso e tolerância cada vez maior à bebida. A abstinência, ou seja, quando o dependente interrompe a ingestão da bebida, seja por vontade própria ou por falta dela no momento, alguns desses sintomas podem ser físicos e mentais, como por exemplo:
- Tremores nos lábios;
- Tremores nas mãos e pés;
- Náuseas e vômitos;
- Suor excessivo;
- Ansiedade e irritação;
- Confusão mental.
Portanto, para conseqüências em longo prazo, já podemos a começar identificar sintomas de saúde sobre o mau funcionamento do corpo, assim, deixando de trabalhar como o ritmo normal para o ritmo fora do comum, como resultado, o corpo desregulado caso não tratado, poderá está sujeito a complicações reversíveis, como também, irreversíveis como, por exemplo:
- Problemas gastrointestinais – Úlcera, varizes esofágicas, gastrite, gordura no fígado ( esteatose hepática), hepatite, pancreatite, cirrose;
- Neuromusculares – Câimbras, perda de força muscular, dormência, distúrbios de coordenação;
- Problemas cardiovasculares – Hipertensão, arritmias, aumento do risco de acidente vascular isquêmico;
- Sexuais – Redução ou ausência da libido, ejaculação precoce, disfunção erétil, infertilidade;
Como também, podendo desencadear transtornos mentais como, por exemplo:
- Depressão
- Abstinência
- Demência
- Psicose
Dicas de como mudar o modo de beber
- Quando beber evite consumir rapidamente, não precisa ter pressa relaxe e aprecie
- Procure misturar as bebidas com um pouco de água ao invés de consumi-las puras
- Tente alterna a alcoólica com as sem álcool como água, refrigerante, suco
- Nunca beba de estomago vazio, tente sempre piscar algo como amendoins, azeitonas, porções quentes ou frias como você preferir
- Não beba diariamente, pois com o tempo seu corpo acostuma com o álcool e a mesma quantidade pode não fazer o mesmo efeito do que antes
Tentando parar de beber
- Quando surgir vontade extrema, procure fazer algo que goste como fazer uma caminhada , escutar uma musica, leia um bom livro eles podem te surpreender.
- Evite lugares relacionados a fácil acesso de bebidas e até amigos que possam te encorajar
- Escolha alguém que possa confiar e ajudá-lo nesta tarefa e principalmente possa incumbir a pessoa de lembrá-lo sempre que preciso do seu objetivo
- Liste os motivos que deseja fazer para de beber e coloque em um lugar visível para que se lembre o porquê de sua luta
Então, sempre procure ter em mente que o único que pode controla sua vida é você mesmo, não sinta vergonha caso precisar de ajuda para aqueles que amam, pois eles vão se sentirem honrados de poder ajudá-lo; não pense que a bebida te transforma em uma pessoa melhor, mas sim diante dos olhos dos outros é o oposto, aceite você mesmo da maneira como é, ame a si mesmo.
One thought on “Como parar de beber – dicas para mudar o modo de beber”